Recadoseglitters.com


domingo, 1 de maio de 2011

Conexão Professor

A CARTILHA DO GESTOR ESCOLAR
Ele conhece muito bem os propósitos educativos e as relações entre o ensino e a aprendizagem. Articula conhecimentos teóricos e práticos e já passou pela sala de aula. Está antenado ao que acontece na sua comunidade e no mundo. Se o gestor escolar não possui essas características, todo o trabalho fica comprometido. Esta é a conclusão da pesquisa realizada pela Fundação Victor Civita (FVC) e pelo Ibope, divulgada no último mês de setembro.
O tempo em que o diretor de uma escola sabia só de educação já passou. Hoje, ele faz cursos de especialização em gestão, administração escolar e pedagogia. Apesar de 93% dos professores ouvidos pelo Ibope se declararem satisfeitos com a primeira graduação que fizeram, 45% afirmam que ela não foi adequada à prática como gestor escolar.
Se você acha que é muita coisa para pouco tempo, não se desespere. O MEC e as Secretarias de Educação de todo o Brasil oferecem programas de capacitação. A pesquisa realizada mostra também que o bom gestor é capaz de unir oito áreas de gestão: pedagógica, administrativa, financeira, da infraestrutura, da comunidade, de relações pessoais, dos resultados escolares e gestão do relacionamento com a rede.
Um dado preocupante é que 45% dos diretores dedicam boa parte do tempo às questões burocráticas, enquanto as reuniões com os coordenadores ficam sempre para depois. A pesquisa traz informações sobre o dia a dia de diretores escolares, mas o resultado mais importante é o que não aparece na fala dos entrevistados e na prática das escolas visitadas: a falta de foco no pedagógico. As reuniões com o coordenador pedagógico para discutir a formação de professores ou os resultados das provas são realizadas apenas uma vez por semana para 40% dos diretores e apenas uma única vez por mês em 38% dos casos.
Pode parecer básico, mas nem sempre existe clareza sobre as atribuições de cada profissional na escola: às vezes, o coordenador pedagógico faz as tarefas que seriam da secretária ou até assume o papel do diretor, quando ele é ausente. Durante as entrevistas, foi tímido o apoio às frases "incentivar o trabalho em equipe" (apenas 6%), "saber delegar" (4%) e "ter iniciativa para realizar projetos" (3%) - atitudes que ajudam a obter mais comprometimento de professores e funcionários.
Se você tem a intenção de melhorar a sua formação, procure:
- Criar uma rede de relacionamento com outros diretores de unidades próximas, que permita a troca de experiências e informações.
- Fazer reuniões com professores e funcionários para refletir sobre o cotidiano escolar.
- Dominar os propósitos educativos da escola e criar condições para que eles sejam atingidos.
- Ler textos relacionados a outras áreas (como Sociologia, Antropologia, Economia e Administração), que ajudem a entender o cotidiano da escola.
- Conversar com as famílias e lideranças locais para se manter informado sobre os principais acontecimentos da comunidade que possam ter reflexos na escola e no comportamento dos alunos.

2 comentários: